Evite acidentes com a gestão eficiente de SST

Óculos de Proteção com Grau: o que você precisa saber para ficar mais protegido
13 de janeiro de 2020
Você sabe o que significa as cores dos capacetes na construção civil?
23 de janeiro de 2020

Ambientes de trabalho seguros são essenciais para promover bem-estar e qualidade de vida aos colaboradores. Para isso, é necessário realizar a gestão eficiente da Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

As ações elaboradas para oferecer mais proteção na empresa, evitam a repetição de problemas já ocasionados e os que poderiam ocorrer. Para criar as estratégias de segurança, é preciso que todas as áreas envolvidas trabalhem em conjunto. Isso inclui o Técnico de Segurança do Trabalho, o Médico do Trabalho, o Enfermeiro do Trabalho e o Engenheiro de Segurança do Trabalho, além da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Benefícios

Entre os grandes benefícios da gestão do SST estão redução de acidentes, menor custo de produção, melhoria do clima organizacional e da imagem corporativa.

Com condições adequadas de trabalho, os colaboradores são mais produtivos e o afastamento por causa de doenças ou lesões diminui significativamente.

Os custos também diminuem com a gestão de SST, pois são realizadas ações que minimizam as chances de acidentes de trabalho. Isso evita processos judiciais, o pagamento de FGTS durante o período de afastamento do colaborador, gastos com medicamentos, redução no absenteísmo e nas multas emitidas devido à falta de segurança.

Uma empresa que demonstra preocupação com os seus colaboradores, mantém uma boa reputação com os clientes, dentro da própria organização e no mercado do qual faz parte.

Além disso, mostra que é uma instituição séria ao cumprir todas as leis e normas que regulam o ambiente de trabalho e garantem a proteção dos colaboradores.

Investir na gestão de SST é uma boa maneira de combater riscos e promover a saúde da sua empresa. Os colaboradores  devem se sentir seguros para realizar seus trabalhos com a máxima eficiência. Por isso, é essencial garantir que sempre utilizem os EPIs e façam os exames periódicos.

SEGURO É ESTAR PRESENTE

Gostou do texto de hoje? Para se manter sempre atualizado no que diz respeito a segurança do trabalho, basta acompanhar o nosso blog e ter sempre em primeira mão informações de qualidade, se especializando cada vez mais nesse tema. Gostaria de ver alguma temática no nosso blog? Deixe uma sugestão de tema via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato e tirar suas dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.