5 erros mais comuns no uso de EPIs

PGR: 6 passos para implantar na sua empresa!
28 de junho de 2021
Acidentes de trabalho na sua empresa? É hora disso acabar!
15 de julho de 2021

O uso correto de EPIs é essencial para contribuir com um ambiente seguro na empresa.  Mais do que possuir os equipamentos, é preciso utilizá-los da maneira correta. Infelizmente, alguns colaboradores acabam não ficando atentos às normas de segurança e fazem uso inadequado dos EPIs fornecidos pelo empregador, o que acaba por expô-los a riscos de acidentes durante sua rotina de trabalho. 

Para ajudar a não errar na hora de usar os EPIs, separamos 5 dicas valiosas que podem te ajudar nesse processo:

1) UTILIZAR EPIs COM O CERTIFICADO DE APROVAÇÃO (CA) VENCIDO

O CA é a única garantia de que o EPI pode ser comercializado. Para conseguir esse certificado, o equipamento precisa passar por diversos testes de qualidade e ser registrado junto a Secretaria Especial do Trabalho.

Não importa se o produto seja nacional ou importado, a necessidade de CA é obrigatória em qualquer caso.
2) USAR EPIs DO TAMANHO ERRADO

Talvez um dos maiores erros cometido na hora de usar os equipamentos é não se atentar ao tamanho dos mesmos. É essencial que não haja folgas nas luvas, por exemplo, já que elas podem se soltar caso o colaborador trabalhe com máquinas, o que causaria um acidente. 

Utilizar EPIs apertados também pode ser muito prejudicial, já que a pressão desnecessária causada por vestimentas ou capacetes com tamanho menor, causam problemas de circulação a longo prazo. 

3) Não conhecer os riscos do ambiente

É de suma importância que todos os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos sejam conhecidos e documentados. Aí que entra o trabalho do técnico de segurança, responsável por estudar e listar todos os perigos na atividade dos colaboradores.

Após esse mapeamento, ele indicará os EPIs necessários para que seja reduzido ao máximo qualquer possibilidade de acidente de trabalho. 

4) Utilizar EPIs mesmo após seu vencimento

Ao contrário do que muito se acredita, EPIs tem sim data de validade, tanto do produto em si, quanto do CA, que precisa ser respeitada. Entretanto, há diferenças nesses dois tipos de processos. Enquanto é possível que o Certificado seja renovado depois de refeitos os testes necessários e documentado legalmente, equipamentos vencidos devem ser descartados. 

A utilização dos mesmos fora de algum desses dois prazos pode acarretar multas ou processos para a empresa e colocar em risco a vida do trabalhador.

5) Retirar os EPIs entre um processo e outro na jornada de trabalho

É preciso repetir sempre: nenhum profissional recomenda retirar os equipamentos de proteção dentro do local de risco no trabalho. Ainda que o trabalhador não esteja empenhando sua atividade, outros colaboradores estão, e acidentes ainda podem acontecer.

Por isso, é aconselhável retirar os EPIs somente após a saída do ambiente, e guarda-los em local próprio.

E lembre-se, para EPIs de qualidade conte com a gente. Oferecemos produtos de diversas marcas, com um ótimo custo-benefício e todo o suporte que você precisa para deixar seus colaboradores seguros e protegidos. Entre em contato com a gente!