Conheça os 5 EPIs para proteger o enfermeiro em sua jornada de trabalho

Equipamentos de proteção: mitos e verdades
20 de abril de 2022
Calçados de Segurança: dicas para sua jornada de trabalho!
16 de maio de 2022

Diariamente, os profissionais da enfermagem passam por riscos no ambiente hospitalar, uma vez que é uma profissão de alta exposição. Por isso, a proteção é fundamental.

O uso dos Equipamentos de Proteção Individual certos na área de enfermagem constam na NR-32, específica para trabalhadores da área da saúde. Segundo a Norma Regulamentadora, os EPIs obrigatórios devem ser utilizados na profissão a fim de evitar acidentes com objetos perfurantes – como seringas – e até infecção por vírus ou bactérias, abrangendo situações de exposições aos diversos agentes de risco presentes no ambiente de trabalho, assim como agentes de riscos biológico, químico, físico (com destaque para as radiações ionizantes) e ergonômico.

Principais equipamentos de EPI na área da saúde/enfermagem:

Luvas

A maioria dos procedimentos realizados na área da saúde exige o uso de luvas descartáveis para proteger as mãos, que são um dos principais meios de infecções.
As luvas podem ser estéreis ou não estéreis. As primeiras são indicadas para a realização de cirurgias e devem ser ajustáveis, além de terem formato anatômico, enquanto as segundas são recomendadas para a realização de outros procedimentos de saúde.

Avental

O avental é empregado, principalmente, em práticas cirúrgicas, devendo ser de uso único e individual. Sua função é servir de barreira contra secreções e substâncias que fazem mal à saúde. Itens feitos em algodão devem ser sobrepostos por um material impermeável.

Máscara

Empregada em diversos procedimentos, a máscara é um EPI hospitalar que combate acidentes de risco biológico. Além disso, evita a transmissão de doenças por meio de fluidos durante o contato dos profissionais de saúde com o paciente.

Touca

Além de proteger os profissionais de componentes contaminantes, a touca evita a queda de cabelos no momento da execução de tarefas, consultas e cirurgias. Por esse motivo, é um EPI hospitalar muito importante em estabelecimentos de saúde de todos os tipos.

Sapatos fechados

Esses equipamentos são utilizados pelos colaboradores durante o dia a dia de trabalho e na realização de procedimentos clínicos e hospitalares. Eles são imprescindíveis em locais com umidade e quantidade considerável de material infectante, tais como centros cirúrgicos e central de esterilização. Aliás, vale destacar que os sapatos fechados também são citados na NR-32.

Deu pra ter uma ideia de como os EPIs fazem a diferença, né? Quer saber mais ou adquirir seus equipamentos? Fale com nosso time!