Hoje é terça-feira, dia de conversarmos sobre uma palavra relacionada à Segurança do Trabalho. Desta vez, vamos falar sobre ADC, ou Árvore de Causas, um método que permite a investigação de um acidente a partir da Teoria de Sistemas.
Dentro dessa teoria, o acidente de trabalho é visto como o resultado de uma anomalia em um sistema complexo. A ADC revela as possíveis causas, apontando desvios e variações do sistema, o qual seria o próprio processo ou organização.
Sua aplicação busca descobrir todas as falhas que antecederam o acidente, para entender como aconteceu e impedir que essa cadeia e eventos se repita. A reconstrução dos fatos deve ser realizada de forma isenta, sem emissão de qualquer juízo de valor ou opinião.
A aplicação da árvore funciona através de quatro etapas:
Caso esteja mais curioso sobre a Árvore de Causas e queira se aprofundar no assunto, nós da BUNZL EPI temos um presente para você: elaboramos um guia gratuito de como construir a sua árvore de causas, clique no link para acessar.
Quer saber mais sobre a ADC ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas. Por último, não se esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais!