Os EPIs indispensáveis para o trabalho no agronegócio

Conheça sobre NR 26!
22 de dezembro de 2022
Saiba tudo sobre equipamentos de proteção coletiva!
6 de fevereiro de 2023

Protegendo o trabalhador de diversos perigos, os EPIs são equipamentos indispensáveis na hora de colocar a mão na massa no trabalho rural. O agronegócio é uma das áreas que há mais ocorrências quando se trata de acidentes de trabalho.

Em uma pesquisa publicada em 2021 no Paraná, aponta que de 2012 a 2017, foram expedidas 51.071 Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT) relacionadas ao agronegócio no Estado. A taxa de incidência foi de 72,73 acidentes a cada mil trabalhadores. A exploração agrícola abrange inúmeras atividades que vão desde a limpeza e o preparo do solo para o plantio ao controle de pragas e doenças.

QUAL NORMA REGUALAMENTA O USO DE EPIs NA ÁREA RURAL?

O uso dos EPIs é obrigação e direito do trabalhador garantido pela Norma Regulamentadora 31 do Ministério do Trabalho e Emprego. O documento atesta que as empresas tenham programas específicos para implementar ações voltadas à segurança e saúde dos funcionários.

A NR também fundamental para monitora a exposição a esses riscos, e em qualquer uma das etapas:

  • Preparado;
  • Descarte;
  • Aplicação;
  • Transporte;
  • Armazenamento;
  • Descontaminação dos equipamentos e vestimentas.

O empregador também tem por obrigação de manter e gerenciar os equipamentos, e proporcionar treinamentos para a utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual.

VEJA ABAIXO QUAIS SÃO OS EPIs INDISPENSÁVEIS NO AGRONEGÓCIO:

AVENTAL:
Reforçando a proteção do corpo e cobrindo as áreas do peito, barriga e coxas, os aventais são equipamentos essenciais para que essas regiões não fiquem expostas a respingos de produtos.

BOTAS:
Sendo utilizada tanto para proteção química, quanto contra agentes de que podem representar riscos físicos ao trabalhador, como a picada de animais peçonhentos – as botas devem ser preferencialmente com cano alto, impermeáveis e nunca feitas em couro.

VESTIMENTAS:
EPIs como a proteção para tronco, calças, jalecos e camisas de mangas longa oferecem maior segurança ao trabalhador do campo e os ajudam a se protegerem de:

  • Arranhões;
  • Ferimentos;
  • Lesões;
  • Queimaduras;
  • Picadas de animais;
  • Respingos de produtos químicos;

LUVAS DE SEGURANÇA:
O EPI garante a segurança e proteção para área do corpo com maior risco de acidentes: as mãos. O equipamento é necessário para proteger o agricultor contra objetos abrasivos, produtos químicos, tóxicos, alergênicos, corrosivos , cáusticos , solventes orgânicos e entre outros.

PROTEÇÃO PARA AS VIAS RESPIRATÓRIAS:
O equipamento é necessário para atividades que impliquem na produção de poeiras, névoas, fumos, gases, produtos químicos e vapores que possam prejudicar o sistema respiratório do trabalhador.


TOUCA ÁRABE:
Utilizado para substituir o chapéu de aba larga, pois o mesmo oferece mais proteção e uma em uma maior área de cobertura – além de ser produzido em material hidro-repelente, o item é um dos principias para quem trabalha no campo.page13image5244608

A não utilização de EPIs pode resultar em problemas e acidentes graves para a saúde do trabalhador, já que os mesmos estão sempre em contato com produtos que podem ser nocivos para saúde e sujeitos a riscos de cortes, lesões, picadas, vírus, bactérias e fungos.
page13image5245952Para manter uma alta produção agrícola, é necessário a utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual. Em caso de descumprimento das normas por parte do empregador, o mesmo será responsável por arcar com a multa e dar suporte ao acidentado.
page13image5246144A Casa do EPI é uma das principais fabricantes e distribuidoras de EPIs e EPCs do mercado. Há 23 anos, atuamos em diversos segmentos e continuamos colaborando para que as empresas possam ter um ambiente de trabalho seguro. Aqui você tem os melhores e o maior portfólio dos EPCs do mercado.

Faca um orçamento e conheces os nossos serviços!