Conheça os EPIs essenciais para vidraceiros
12 de dezembro de 2022
Os EPIs indispensáveis para o trabalho no agronegócio
25 de janeiro de 2023

Está com dúvidas sobre sinalizações de segurança? Vem com a gente que iremos explicar tudo o que você precisa para trabalhar com mais segurança. Sendo fundamentais para prevenção de riscos e acidentes no ambiente de trabalho, a NR 26 é a Norma Regulamentadora que estabelece as medidas quanto à sinalização e identificação de segurança a serem adotadas no local de trabalho, com o objetivo de:

– Identificar equipamentos de segurança;

– Delimitar áreas identificadas as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases;

– Prevenir acidentes.

O trabalho de cumprir com as NRs é de obrigação de todos, tanto do empregador quanto do empregado. As sinalizações de segurança são obrigatórias para todos os tipos de empresas, independente do número de funcionários. A indicação de perigos no ambiente de trabalho é fundamental para ter uma boa comunicação com os trabalhadores e alertá- los sobre riscos naquele local.

 

TABELA DE CORES PARA SINALIZAÇÕES:

A NR 26 diz no artigo: “Devem ser adotadas cores para comunicação de segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos perigos e riscos existentes”. As cores utilizadas para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para conduções de líquidos e gases e advertir contra riscos devem atender ao dispostos das normas técnicas oficiais. A NR diz que a utilização das cores não dispensa o empregador de adotar outras meditas para prevenção de acidentes. E também indica que as cores devem ser as mais reduzidas possíveis para não ocasionar distração, confusão ou fadiga ao trabalhador.

 

CLASSIFICAÇÕES:

Para seguir as orientações da NR 26, as empresas devem se basear nas orientações da NBR 7195 da ABNT:

– VERMELHO: Identifica os equipamentos de proteção e combate a incêndio. Também caracteriza proibição;

– LARANJA: Indica perigo em partes móveis de máquinas e equipamentos , canalizações de ácidos, partes internas de caixas protetoras e dispositivos elétricos;

– AMARELO: Cuidado! Indica situações de alto risco e que requer atenção total;

– VERDE: Segurança! São avisos, guias de localizações, macas e entradas de salas de emergências;

– AZUL: Aponta ações obrigatórias e informações. Avisos contra o uso e movimentação de equipamentos;

– BRANCO: Faixas de localização, direção e circulação;

– PRETO: Canalizações inflamáveis, combustíveis de alta viscosidade. O preto pode ser usado no lugar do branco, ou, combinado a ele quando as condições exigirem.

 

TREINAMENTOS E INFORMAÇÕES SOBRE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO:

A NR também aponta que o empregador deve assegurar treinamentos para compreenderem as medidas preventivas e a ficha com dados de segurança dos produtos químicos no ambiente de trabalho. O empregador também deve fornecer treinamentos para os colaboradores sobre: os perigos, riscos, medidas preventivas para o uso seguro e os procedimentos para atuação em situações emergenciais com químicos.

 

ROTULAGEM PREVENTIVA:

A rotulagem preventiva é um conjunto de elementos com informações escritas, impressas ou gráficas, relacionadas a um produto químico, que devem ser afixada, impressa ou anexa à embalagem que contém o produto. Segundo a NR 26, ela deve conter as seguinte informações:

  • Identificação e composição do produto químico;
  • Pictograma(s) de perigo;
  • Palavra de advertência;
  • Frase(s) de perigo;
  • Frase(s) de precaução;
  • Informações suplementares.

 

A falta de implementação da Norma Regulamentadora pode acarretar para empresas com:
  • Despesas com tratamentos médicos;
  • Pensão vitalícia, em caso de óbito do trabalhador;
  • Adicionais de insalubridade e periculosidade.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que você saiba que esse texto será útil. E não se esqueça, aqui na Casa do EPI você encontra as melhores marcas de EPIs do mercado para proteger seus colaboradores e sua empresa de acidentes.