EPIS PARA AEROPORTOS: CONHEÇA OS PRINCIPAIS

Brigada de incêndio: por que é tão importante?
15 de setembro de 2022
PGR x PPRA: Saiba as diferenças
26 de outubro de 2022

Regulamentado pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, os EPIs nos aeroportos são essenciais para a segurança dos trabalhadores, e das pessoas que circulam no lugar.

A escolha dos equipamento se dá a partir dos riscos que aquele trabalhador estará exposto durante sua rotina de trabalho. Como no aeroporto há diversas funções diferentes, cada trabalho tem a necessidade de um EPI específico.

 

Profissionais de atendimento aéreo:

Os trabalhadores que fazem o atendimento aéreo, como comissários de bordo, aeromoças , pilotos e co-pilotos tem a exigência de usar equipamentos de proteção individual, mas não é obrigatório serem utilizados na maior parte do tempo. Entretanto, os seguintes EPIs tem que estar sempre de prontidão para os profissionais: protetores auditivos, capacetes e botas de segurança, macacões anti-chamas, luvas especiais e óculos de proteção. Os piloto e o co-polito tem a necessidade dos seguintes EPIs:

– Macacão de voo ou traje completo em fibra resistente à chama;

– Protetor auditivo;

– Luvas resistentes à chamas;

– Calçados especiais;

– Capacetes de voo antichoque;

– Outros equipamentos que ficam a critério das Unidades Aéreas Públicas (UAP).

 

Fiscais de pátio:

Os fiscais de pátio tem a necessidade da utilização de EPIs, devido a periculosidade  serviço. Responsáveis pela coordenação e segurança das operações aeroportuárias, esses profissionais atuam na linha de frente, sendo os primeiros a atender os clientes nas áreas restritas de segurança de operações de aeronaves.

Eles são uma representação de segurança no pátio, já que esses profissionais também atuam no controle e fiscalização do tráfego e no estacionamento de aeronaves, veículos e equipamentos nos pátios. Sem eles, todo controle e gerência do pátio ficaria à deriva.

 

Os EPIs mais comuns que eles utilizam, são:

– Protetores de ouvidos;

– Óculos protetores;

– Coletes reflexivos;

– Botas de segurança;

– Sinalização de segurança.

 

Logística de cargas:

Os colaboradores que trabalham nos galpões de cargas lidam diretamente com a logística do aeroporto, por isso tem a grande necessidade de utilizar EPIs. São cargas para cá, cargas para lá, viaturas transportando caixotes e palets pesados. Milhares de cargas chegam diariamente para no setor, e os esses profissionais são responsáveis por recebê-las, carregá-las e deixá-las organizadas para que o escoamento dos itens seja rápido e eficiente. Mas para trabalhar de forma eficiente, é necessário segurança.

 

Os equipamentos de proteção individual essenciais para esses colaboradores são:

– Botas de segurança com biqueira de aço;

– Protetores auriculares e abafadores;

– Cinta ergonômica;

– Óculos de proteção solar;

– Luvas de cabedal ou de borrachas

 

Mas o que a legislação diz sobre os EPIs para aeroportos?

De acordo com o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil, Rbac No90 Emenda No00, a Unidades Aéreas Públicas (UAP) é o órgão responsável por estabelecer todas as regulamentações de uso e inspeção dos EPIs para aeroportos. A entidade também estabelece os procedimentos e politicas de identificação e descarte dos EPI considerados impróprios ou inadequados. Os equipamentos devem ser fornecidos de maneira gratuita para os funcionários pelo empregador. Na PROT-CAP você encontra um vasto catálogo de produtos EPIs que são utilizados nos aeroportos. Confira já!