A importância de manter a higiene no trabalho

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Higiene é, de muitas formas, a chave para a segurança do trabalho em diversas ocupações, especialmente aquelas ligadas a contaminantes, sejam eles biológicos ou químicos.

Nesse sentido, a empresa deve oferecer toda a segurança necessária para que os seus colaboradores possam desenvolver suas atividades com o mínimo (ou nenhum) risco para suas saúdes. É aqui que entra o conceito de higiene ocupacional.

Ansioso para aprender mais sobre esse tema? Continue lendo esse texto e se especialize cada vez mais em segurança do trabalho. Sem mais delongas, vamos começar.

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO: COMO ESSAS DUAS COISAS INTERAGEM

A higiene ocupacional é uma poderosa arma na prevenção de acidente do trabalho e também na promoção do bem-estar e qualidade do indivíduo. Diversos profissionais trabalham expostos a uma infinidade de agentes potencialmente tóxicos e infectantes.

Profissionais de saúde passam horas lidando com pessoas doentes; um catador de lixo está lidando com bolsas plásticas em que nem sempre é possível identificar o seu interior e não são poucos os que se cortam por vidros quebrados e outros materiais perfurocortantes descartados erroneamente, por exemplo.

Esses são alguns casos bem palpáveis em que o trabalhador está exposto a situações de risco que colocam em jogo a sua integridade física e também sua saúde. Apesar disso, há algo em comum em ambos os casos: práticas de higiene podem diminuir consideravelmente o risco ao qual estão expostos.

Além da higienização apropriada, outros fatores também influenciam na saúde do indivíduo, esse é o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado. É obrigação das empresas fornecer o EPI e obrigação do funcionário usá-lo sempre que necessário.

Esse ponto estabelece uma espécie de relação simbiótica: a empresa fornece e treina enquanto o funcionário põe em prática para realizar o seu trabalho em nome da empresa.

Poderia o empregado recusar-se a utilizar os EPIs? Absolutamente não, sendo inclusive motivo para demissão por justa causa.

Mas se engana quem pensa que a higiene no trabalho é só preocupação para o trabalhador, muito pelo contrário, também envolve o ambiente de trabalho e nesse cenário é função da empresa deixar tudo em ordem. Afinal de contas, o ambiente é um influenciador do comportamento humano.

Dentro desse assunto também é necessário observar as normas e procedimentos que visam manter o local em que as tarefas são desenvolvidas seguro.

Além de tudo isso, também podemos trazer à tona que a saúde do trabalhador muitas vezes é somente associada à presença ou não de doença física, contudo, esse é um conceito muito mais complexo, englobando todas as facetas do que é um ser humano.

Somente confirmando essa afirmação, a Organização Mundial da Saúde considera como uma “situação de perfeito bem-estar físico, mental e social”. Ainda existe discussão sobre esse conceito e está sendo aperfeiçoado à medida que você lê esse texto. Isso exemplifica com clareza o quanto a condição de “saúde” é complexa.

O OBJETIVO DA HIGIENE DO TRABALHO

Uma das maneiras de deixar os trabalhadores sempre atentos a possíveis riscos a sua saúde é através da criação da cultura da segurança. Isto é conquistado pelo empoderamento de cada indivíduo pelo conhecimento das causas e consequências dos riscos de trabalho e, claro, pelas formas de evitá-los.

Nesse sentido, a eliminação das causas de doenças profissionais se faz uma ótima maneira de começar a criação dessa cultura. Veja as finalidades da higiene do trabalho:

  • Eliminação das causas de possíveis doenças (elementos químicos, parasitas, material biológico);
  • Controle do ambiente, aumentando a segurança e até a produtividade dos trabalhadores;
  • Observar as normas e procedimentos que visam manter a saúde do trabalhador;
  • Aumentar a produtividade da equipe através do aumento da confiança na execução de seu trabalho.

O PROGRAMA DE HIGIENE DO TRABALHO

Este é um programa completamente voltado a educação do profissional além da identificação, avaliação e correção de possíveis problemas que possam afetar a saúde do trabalhador.

Muitos pensam que ensinar os profissionais a respeito dos processos que os mesmos desenvolvem é perda de tempo e recursos, contudo, não é bem assim. Ao entender os agentes ambientais – físicos, químicos ou biológicos – envolvidos no processo, também é possível proteger-se adequadamente e realizar o trabalho de forma mais efetiva.

O que deve ser observado:

  1.      O ambiente físico de trabalhado

Quanto a sua iluminação que deve ser adequada para o tipo de atividade; deve ter ventilação adequada para eliminação de odores; a temperatura e emissão de ruídos não podem ser extremos ou o trabalho pode ser classificado como insalubre.

Além desses pontos, a ergonomia também deve ter muita atenção! Os instrumentos devem ser adequados e confortáveis de usar, sejam as cadeiras de um escritório ou o serrote de uma marcenaria.

  1.      O ambiente psicológico de trabalho

As relações entre os colaboradores; se os mesmos estão felizes com os seus trabalhos; presença de líderes democráticos que permitem a interação; boa divisão de trabalho; e exposição a estresse diminuída.

  1.      Saúde ocupacional

É interessante assegurar a qualidade do ar do ambiente de trabalho, seja pelo uso de umidificadores, purificadores ou mesmo um sistema eficiente de ventilação. Garanta que estará tudo livre de poeira, evitando também problemas de alergias.

Outro ponto que também vale a pena ser mencionado aqui é que a Lei Nº 24/94 instituiu o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional demanda a realização de exames admissionais, periódicos e demissional, assegurando que a saúde do trabalhador não foi afetada.

Esperamos que tenha gostado e aprendido com esse texto. Para mais informações sobre segurança do trabalho, basta continuar lendo nossos textos!