Imagine o tráfego de uma cidade como São Paulo, agora vamos um pouco mais além e retirar completamente toda e qualquer sinalização que ordene o trânsito. Seria uma situação de incrível risco, certo?
Bem, essa analogia serve bem para imaginar o chão de uma fábrica sem Sinalização de Segurança do Trabalho. É fácil ignorar a sua importância, mas quando colocamos sobre um panorama mais palpável logo vemos os perigos que envolvem determinados trabalhos.
Bem, vamos falar um pouco mais profundamente sobre esse assunto? Continue lendo o texto e aprenda mais!
A sinalização pode ser tida como um conjunto de placas, faixas, luzes e cores com um único objetivo de chamar nossa atenção e transmitir informação a respeito da função ou perigo presente naquele local.
As informações têm o objetivo de usar um de nossos melhores sentidos, a visão, a fim de tomar a nossa atenção e despertar o sentimento de autopreservação. Quando identificamos um símbolo, a associação com o tipo de perigo é imediata.
Ademais, é possível identificar uma letra a uma distância 700 vezes maior que sua própria
altura, claro, desde que o indivíduo tenha uma visão perfeita.
Sinalizar o ambiente de trabalho com riscos potenciais ao bem-estar do colaborador não é só uma medida de segurança, está previsto em lei. Sendo assim, é possível verificar as especificações mínimas da sinalização em duas normas:
Além disso, a NR 26 também estabelece a respeito do formato e conteúdo das fichas de informação de segurança de produtos químicos.
De modo geral:
Quer saber mais sobre como reduzir os acidentes de trabalho na sua empresa ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.
E-mail: marketing@bunzlepi.com.br
Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.