O Dia a dia de um trabalhador pode envolver vários riscos para a saúde dele. Independentemente da sua área, o comprometimento com a segurança deve sempre vir em primeiro lugar. No ramo da construção civil isso não poderia ser diferente.
A Norma Reguladora 8, criada em 1978, é a responsável por fornecer regras e procedimentos de proteção dos colaboradores que trabalham em edificações. Além dos EPIs obrigatórios, também é trabalhado no texto todos os recursos que devem ser adotados pelas empresas para melhorar o conforto, a ergonomia e a segurança no ambiente de trabalho.
Um dos principais pontos trabalhados na NR diz respeito à circulação de pessoas. Ela determina que os pisos instalados, por exemplo, precisam estar sempre planos, sem saliências nem depressões. Escadas e rampas também precisam oferecer resistência para suportar as cargas e pessoas que as utilizem. Além disso, a norma estabelece a instalação de materiais antiderrapantes e recursos antiqueda em locais que apresentem risco de escorregamento.
Como uma parte das obras acontece em ambiente externo, é preciso oferecer proteção contra fatores que fogem do controle humano, conhecidos como intempéries. Por isso, as obras devem contar com:
– Resistência ao fogo;
– Isolamento térmico;
– Isolamento acústico;
– Resistência estrutural;
– Alta impermeabilidade;
– Proteção contra a chuva.
O último ponto trabalhado no texto da norma, mas não menos importante, trata do uso de EPIs pelos trabalhadores. Capacetes, cintos de segurança, luvas, protetores facial, respiradores, botas e óculos de proteção são alguns dos itens essenciais para um ambiente de trabalho seguro.
Ficou com alguma dúvida ou quer descobrir mais sobre como proteger seus colaboradores durante a jornada de trabalho no ambiente de construção civil? Então entre em contato com a gente!