Se você é um profissional de Saúde e Segurança do Trabalho, viemos te ajudar!
Nós sabemos que a proteção é o princípio do seu trabalho e assim como você, nós nos dedicamos a transformar empresas de todo o Brasil em ambientes mais seguros para seus profissionais. Por isso, hoje vamos falar sobre a implantação de práticas que garantam a proteção dos colaboradores e evitem os riscos ocupacionais, ajudando a identificar perigos e lesões ou agravos.
Mas, não precisamos explicar o que é o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), porque isso a gente já falou por aqui. Então vamos além e te daremos 6 dicas para garantir a implementação dele de forma rápida e eficaz.
Vale lembrar que riscos ocupacionais envolvem todas as situações que apresentem riscos de danos à saúde do trabalhador, incluindo acidentes de todos os tipos, desde ergonômicos até acidentes graves ligados ao calor, corte e demais variações, principalmente em grandes indústrias.
De forma geral, para evitar que os colaboradores estejam expostos a qualquer risco, o primeiro passo é analisar o ambiente em que estes profissionais estarão inseridos para garantir que a exposição seja minimizada, incluindo a definição dos EPIs essenciais para cada local em que forem atuar.
Mas, veja os itens que nossos especialistas listaram para levar em conta:
1- Evitar Riscos Ocupacionais, fornecendo os instrumentos adequados às atividades exercidas e ao tipo de risco ao qual o colaborador é exposto.
2- Identificar perigos, lesões e agravantes, através da análise do técnico de segurança que realizará um trabalho completo no local.
3- Avaliar os riscos ocupacionais existentes, como possíveis quedas, exposições químicas, contaminações, riscos de choque elétricos, incêndios etc.
4- Classificar os riscos ocupacionais segundo a sua gravidade, pequena, média ou alta; e natureza, física, química, biológica ou ergonômica.
5- Implementar medidas de prevenção, como a utilização correta dos EPIs, treinamento dos colaboradores e sinalização do local.
6- Controlar os riscos ocupacionais, reduzindo as chances dos acidentes e a gravidade deles sempre que possível.
Quer entender mais sobre o assunto? Nós podemos te ajudar!