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Glossário ST: OHSAS

Quer entender mais sobre as normas de Segurança do Trabalho e como você pode melhorar as políticas da sua organização? Então não deixe de acompanhar os artigos semanais!

Nesta edição, entenderemos o significado da sigla OHSAS, como ela é instituída e quais são os seus benefícios.

O que significa OHSAS?

Essa sigla significa Occupational Health And Safety Assesment Series, sendo uma norma de Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO). Seu grande objetivo é assegurar um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos os funcionários de uma empresa.

Essa certificação é baseada em riscos que as atividades de uma organização oferecem à saúde geral dos colaboradores, ou seja, as políticas de Segurança do Trabalho da instituição devem contemplar todas essas atividades para garantir o ambiente seguro.

Quais são os benefícios da OSHAS?

Dentre os principais benefícios, podemos citar:

– A redução de acidentes e perigos no trabalho por meio da sistematização de atividades;

– Diminuição do risco de ações judiciais trabalhistas por meio do conhecimento da legislação;

– Valorização da imagem da sua empresa como uma instituição devidamente preocupada com a segurança de seus funcionários;

– Incentivo à motivação de funcionários por meio do envolvimento nos principais processos de Segurança e Saúde Ocupacional.

Como minha empresa consegue a certificação?

Para conseguir a certificação OSHAS, a sua organização precisa encontrar uma certificadora especialista nesta norma. Para isso, a instituição escolhida deve ser credenciada pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para o caso de empresas que atuam somente no território nacional.

Já empresas que atuam com exportação de produtos para outros países precisam procurar certificadoras aprovadas por instituições internacionais.

O que é considerado pela certificação?

Para se enquadrar nos requisitos da OHSAS, são considerados alguns itens, como por exemplo:

– A implantação de um controle operacional de documentos e registros;

– Identificação de perigos em relação à saúde e segurança dos colaboradores, bem como a definição de medidas de controle;

– Elaboração de políticas de Saúde e Segurança do Trabalho;

– Fornecer treinamentos necessários aos funcionários, bem como recursos e responsabilidades para processos ligados à ST;

– Definir processos de auditoria interna para medir e monitorar a eficiência das políticas de ST;

– Estabelecer métodos para avaliar incidentes, não conformidades, ações corretivas e preventivas.

Esses são apenas alguns dos critérios avaliados para que a sua empresa consiga a certificação.

Ficou com alguma dúvida? Tem algum tema que gostaria de aprender no artigo da próxima semana? Aproveite agora mesmo para entrar em contato pelo Facebook ou via e-mail.

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.

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