Tipos de luvas de proteção: qual a ideal para o seu trabalho?

Glossário ST: LER (Lesões por Esforços Repetitivos)
22 de agosto de 2018
Segurança em Foco: Chuveiro lava-olhos manual em ferro galvanizado
23 de agosto de 2018

Tipos de luvas de proteção: qual a ideal para o seu trabalho?

As luvas são um dos Equipamentos de Proteção Individual mais usados, uma vez que normalmente utilizamos nossas mãos para desempenharmos as atividades diárias. Desde as áreas ligadas a saúde até a marcenaria e construção civil, todas essas precisam de proteção para as mãos.

Dentre os diversos avanços na área de microbiologia e outras áreas, proteger-se e também proteger pacientes, por exemplo, passou a ser algo necessário, pois, na área da saúde estavam-se usando técnicas como aplicação de fenol nas mãos e sala para conseguir um ambiente estéreo para cirurgias.

O passar dos anos trouxe consigo uma variedade enorme de luvas e que são usadas para diversos fins. Quer aprender mais sobre esse assunto? Continue lendo e aprenda mais sobre esse EPI tão essencial para o dia a dia dos trabalhadores.

A IMPORTÂNCIA DAS MÃOS

Quando falamos de tarefas diárias – profissionais ou não – as mãos estão tão intrinsecamente ligadas à execução dessas que nem pensamos em como elas são importantes em nossa rotina.

Seja cortar alimentos, digitar, realizar consertos diversos, carregar peso ou mesmo operar equipamentos, nossas mãos estão sempre na linha de frente da realização do trabalho.

É necessariamente por esse motivo que necessitamos sempre pensar no bem-estar das nossas mãos, afinal, isso é o mesmo que dizer que estamos saudáveis e 100% operantes para a execução de nossas atividades. Sendo assim, precisamos nos proteger de riscos tais como infecções, queimaduras, exposição a substâncias químicas, cortes, dentre outros.

QUAL A PROTEÇÃO DA LUVA?

A proteção da luva está voltada diretamente às mãos e, em alguns casos, também aos membros superiores. Esse é um EPI, ou seja, o seu uso é individual e cada indivíduo deve usar o seu próprio par para executar suas funções.

Mas quais os riscos que esse equipamento de proteção é capaz de anular ou diminuir consideravelmente? Os riscos são os seguintes:

  • Riscos Físicos: choques elétricos e queimaduras;
  • Riscos Mecânicos: abrasão, corte e perfurações;
  • Riscos Biológicos: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários e vírus;
  • Riscos Químicos: exposição a substâncias que pode representar risco à saúde como formol, clorofórmio, fenol, dentre outros.

Podemos observar que se pode correr sérios riscos na execução de tarefas diárias e que, por vezes, parecem bobas. Contido, a contração de uma doença bacteriana ou mesmo sofrer um choque elétrico é algo extremamente sério e pode facilmente levar um indivíduo a óbito.

OS TIPOS DE LUVAS E OS SEUS USOS

Bem, falamos bastante sobre a proteção proporcionada pelas luvas, contudo, ainda não entramos no assunto de sua composição também sobre qual tipo de luva é indicada para determinados tipos de trabalho.

Os materiais que compõem esses EPIs são diversos, desde polímeros plásticos como PVC, Kevlar (que é mais resistência que o aço); até couro animal, cada um tem um propósito e desempenha uma proteção específica para o seu usuário.

A classificação das luvas de proteção pode variar em diversos tipos de acordo com a sua fabricação, finalidade, matérias, dentre outros. De modo geral, vamos abordar a sua finalidade como principal padrão de comparação:

  • Luvas anticorte: usada para manuseio de produtos secos que possam causar cortes;
  • Luva de látex natural: ideal para proteção contra agentes químicos, tais como álcoois e ácidos;
  • Luva de látex nitrílica: é resistente a furos e abrasões e ideal para manipular bases, óleos, solventes, gorduras e graxas;
  • Luva de malha: normalmente utilizadas para proteção mecânica, em especial abração e farpas de madeira;
  • Luva de PVC: indicada para ser utilizada na manipulação de ácidos, bases álcoois e cáusticos;
  • Luva de vaqueta e raspa de couro: são ideais para resistir a abrasão e a temperatura;
  • Luva descartável: podem ser fabricadas de materiais diversos (vinil, latex natural, nitrílicas) e ter ou não talco. Também são conhecidas como luva de procedimento e são descartadas logo após o uso.
  • Luva para alta performance: são luvas com propriedades especiais tais como resistência aumentada para algum tipo de risco, tais como corte, impacto, perfuração, choque elétrico, dentre outros.
  • Luva para isolação elétrica: luva com proteção especial para choques elétricos;
  • Luva para temperatura: protege contra temperatura em geral.

Vale lembrar que as luvas de proteção podem ser ainda mais diversificadas e produzidas especialmente para um tipo de ocupação de alto risco, tais como as de alta performance. Sendo assim, identificar os riscos inerentes a ocupação é o primeiro passo para saber quais são os EPIs ideais para proteção.

OS TAMANHOS DAS LUVAS

Quando falamos em luvas de proteção, também não devemos deixar de falar do seu tamanho. Cada usuário tem um tamanho específico para os seus membros e o EPI em questão deve ter o encaixe ideal, nem muito apertado, nem muito folgado.

De modo geral, os tamanhos das luvas variam entre 6 e 11 e não podem ficar sobrando nos dedos, apertada ou esticadas demais. Isso pode deixar o trabalhador exposto a riscos como a falta de exatidão no manuseio ou mesmo o rompimento da luva.

Agora que você já está por dentro dos tipos de luvas e como utilizá-las, procure sempre estar informado a respeito dos riscos que a execução das suas tarefas traz para que você exija ter os equipamentos de proteção corretos.

Gostou do nosso conteúdo sobre quais as luvas ideias para o seu tipo de trabalho? Deixe nos comentários quais os tipos de luvas que você usa e não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber o melhor conteúdo em segurança do trabalho!