Artigo: a empresa é responsável pelo trajeto do funcionário?
24 de abril de 2019
Artigo: a importância do Abril Verde
28 de abril de 2019

O respirador é um dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) mais importantes dentro do ambiente de trabalho. Ele neutraliza uma série de riscos no ambiente de trabalho, desde o biológico até mesmo o risco químico que possam afetar o indivíduo através do sistema respiratório.

Não somente, esse equipamento também é importantíssimo no trabalho em ambientes com uma menor quantidade de oxigênio do que aquelas suficientes para a manutenção da vida humana. Isso pode ser encontrado em ambientes confinados, por exemplo.

Nesse texto, focaremos no primeiro caso mencionado, e falaremos sobre os respiradores, a importância do seu uso, assim como algumas dicas para aumentar a vida útil do mesmo.

Curioso para aprender mais sobre esse tema? Vamos lá!

OS RESPIRADORES E SUAS VARIAÇÕES

De modo geral os respiradores variam de acordo com o seu filtro, estes podem ser fixados à própria máscara, o que implica dizer que as mesmas são descartáveis. Também podem ser um módulo que se conecta a máscara, sendo somente necessário substituir os filtros assim que saturados.

Quando falamos sobre respiradores descartáveis, falamos dos PFF1, PFF2 ou PFF3 e quando falamos do módulo de filtração que será acoplado em máscaras, e nomenclatura é P1, P2 ou P3.

A diferença entre ambos é tão somente o PFF e o P é tão somente quanto ao seu tipo, já a sua numeração implica em uma grande diferença entre eles. Falaremos um pouco sobre isso agora:

  • PFF1 (P1): Eficiência mínima de 80% e penetração máxima de 20%.
  • PFF2 (P2): Eficiência mínima de 94% e penetração máxima de 6%.
  • PFF3 (P3): Eficiência mínima de 99,7% e penetração máxima de 0,03%.

A depender no nível de toxicidade do agente contaminante existe uma indicação ideal para a utilização! É importante informar-se totalmente sobre as medidas de prevenção para cada caso.

CUIDADOS COM OS RESPIRADORES

Uma vez que o funcionário já esteja em posse do EPI correto, agora basta utilizá-lo e conservá-lo de maneira correta, assegurando não somente a própria saúde como também a vida útil do material.

De modo geral, ao utilizar um respirador é importante realizar a higienização do mesmo, evitando que eles acumulem poeiras e outros contaminantes que, posteriormente, poderão afetar a saúde do trabalhador.

Quanto aos filtros mecânicos, todos tem um limite de saturação, ou seja, o próprio uso dos respiradores irá fazer com que estes acabem saturados. Quando isso acontecer, é importante descartar a máscara ou a parte filtrante da mesma e substituir por uma nova.

Quando falamos a vida útil da mesma, isso dependerá de diversos fatores, dentre ele, concentração e tipo do contaminante, frequência de uso do EPI e até mesmo a frequência respiratória.

Dessa forma, é importante atentar-se às recomendações do fabricante a fim de evitar contaminações por mau uso dos respiradores.

Quer saber mais sobre os respiradores ou outros equipamentos? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.