Manual da Segurança: Respirador Semifacial
25 de abril de 2019
Zero Acidentes: a importância do kit de primeiros socorros
30 de abril de 2019

O surgimento do Abril Verde é uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná e o seu principal objetivo é trazer a tona discussões a respeito da saúde do trabalhador brasileiro.

Esse tipo de mobilização se faz necessária a fim de levantar a temática das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Mesmo que vejamos os números de acidentes graves diminuindo a cada ano, os acidentes ainda acontecem e, grande parte deles podem ser atribuídos justamente a negligência.

Dessa forma, um evento de amplitude nacional como o Abril Verde, envolvendo órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil se faz necessário.

O SURGIMENTO DO ABRIL VERDE

O mês de abril guarda duas datas muito importantes quando o assunto é segurança e saúde, uma delas é o Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e a outra data representativa é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho (28 de abril). Tendo em vista essas duas datas, a escolha desse mês pareceu apropriado.

A motivação para o dia 28 de abril foi um acidente que ocorreu nos Estados Unidos em 1969, mais precisamente no estado da Virgínia, quando uma mina de carvão explodiu levando a vida de 78 trabalhadores que estavam no local.

Depois desse ocorrido a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como forma de lembrar e conscientizar os demais indivíduos a respeito da importância da segurança do trabalho.

Quanto a cor verde, a mesma está tradicionalmente associada à saúde e também a alguns conceitos de segurança de trabalho. Não somente, o extinto Ministério do Trabalho também se pronunciou a respeito da escolha da cor: “verde foi a cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde. O símbolo é o laço verde”.

A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO

Concentrar inúmeras atividades voltadas à divulgação de conhecimento e conscientização acerca da segurança dos trabalhadores, o grande objetivo aqui é gerar visibilidade e dar apoio aos trabalhadores na busca por ambientes de trabalho cada vez mais seguros.

Nesse caso, o Abril Verde serve como um grande lembrete para que as empresas se atentem dos seus deveres e possam realizar ações voltadas à melhoria da qualidade de vida dos seus colaboradores.

Por conta de movimentos como este, avançamos muito quando o assunto é conscientização e prevenção, contudo, segundo os últimos dados do Anuário Estatístico da Previdência Social, mais de 500 mil acidentes de trabalho foram contabilizados no Brasil. Sendo uma média de mais de 1500 acidentes por dia, o que nos deixa na quarta posição dentre os países com maior número de acidentes de trabalho.

Essa estatística é realmente alarmante e somente reforça a importância de ações preventivas e movimentos de conscientização como o Abril Verde, sendo indispensáveis na sua missão de reduzir acidentes e preservar a qualidade de vida dos trabalhadores de modo geral.

No Movimento Abril verde são promovidas palestras, seminários, debates, mobilizações sociais e outras simbologias como o laço verde e a iluminação esverdeada nos prédios públicos.

Quando se trata de salvar vidas, tudo é válido a fim de diminuir o número de acidentes de trabalho. Para mais informações, você pode ainda acessar o site do Abril Verde e entender mais sobre esse movimento.

Quer saber mais sobre o Abril Verde ou sobre outras temáticas de segurança do trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.