Zero Acidentes: a importância do kit de primeiros socorros

Artigo: a importância do Abril Verde
28 de abril de 2019
Artigo: a história da Segurança do Trabalho no Brasil
1 de maio de 2019

Nunca pensamos que no ambiente de trabalho teremos uma emergência, tantas medidas preventivas que executamos durante o dia a dia, isso nos deixa a sensação de estar sempre seguros e não passa pela nossa cabeça quando teremos que usar um kit de primeiros socorros.

Adiantamos que ele não serve apenas para demonstrar que a empresa se preocupa com a segurança dos seus colaboradores, o kit é uma obrigação garantida por lei e  o seu uso envolvem procedimentos simples de serem executados e que têm o potencial de salvar uma vida, por isso ele não é apenas um material no checklist dos itens obrigatórios de segurança.

Curiosos para saber mais sobre a importância do kit de primeiros socorros dentro do ambiente de trabalho? Bem, basta continuar lendo esse texto, discutiremos sobre isso.

O QUE É E QUAL A FINALIDADE DO KIT DE PRIMEIROS SOCORROS?

Quando falamos sobre um kit de primeiros socorros, falamos de um momento pós acidente, dessa forma, esta não é uma medida preventiva, pelo contrário, ele visa minimizar os danos que um colaborador possa ter sofrido depois de uma lesão.

Não somente, toda a empresa é obrigada a ter em suas dependências um kit disponível para os funcionários. Segue trecho na Norma Regulamentadora (NR) 07:

7.5.1. Todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida; manter esse material guardado em local adequado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim.

Válido ressaltar que como a legislação não especifica exatamente o conteúdo de um kit de primeiros socorros (exceção feita à Autoridade Marítima que determina o que deve ter na chamada Mala de Primeiros Socorros), recomendamos que deixe a responsabilidade do conteúdo do kit ao médico coordenador do PCMSO da empresa.

COMO DISPONIBILIZAR O KIT DE PRIMEIROS SOCORROS?

A localidade do kit de primeiros socorros deve estar de acordo com a sua utilização, ou seja, como é para momentos de emergência, acessar esses materiais deve também ser estratégico.

Não quer dizer que o mesmo deva estar na porta da frente da empresa, afinal de contas, nem todos podem manipulá-lo, contudo, deve ser facilmente alcançado e estar sempre disponível e abastecido. Sempre que usado, deve ter seus itens repostos.

QUEM PODE UTILIZAR O KIT?

Como falamos logo acima, nem todos podem utilizar o kit de primeiros socorros, é preciso realizar um treinamento com o(s) funcionário(s) que tem(terão) a responsabilidade de gerir esses itens de segurança.

Ou seja, não basta treinar os funcionários na prevenção de acidentes de trabalho, também é importante que todos os funcionários escolhidos sejam treinados para uma situação de resposta aos próprios acidentes.

Ressaltamos também que a escolha de alguns funcionários elimine a necessidade de realizar campanhas de conscientização para todos, contudo, essa “segregação” auxilia na hora de se desempenhar uma resposta rápida à emergência.

PREVENÇÃO E AÇÃO PARA MANTER TODOS SEGUROS

Nem sempre a prevenção irá ser a única forma de manter todos seguros, acidentes podem acontecer e gerar consequências para o trabalhador, a equipe e também à empresa.

Dessa forma, é de extrema importância estar preparado para todas as possibilidades!

Quer saber mais sobre o kit de primeiros socorros? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.