Artigo: os benefícios do uso do protetor auricular

Guia da Prevenção: conheça o laudo de periculosidade
7 de maio de 2019
Hora da Segurança: Bota de amarrar Work Boot
9 de maio de 2019

Não é novidade a importância de utilizar corretamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Apesar disso, muitos trabalhadores se recusam, mesmo com tantas ações de conscientização que existem hoje em dia, tanto por parte de instituições governamentais quanto da própria empresa.

Dentre esses EPIs, estão os protetores auriculares, extremamente necessários onde o ruído pode ser um verdadeiro perigo para a saúde dos colaboradores. Esse ambiente pode levar à perda parcial da audição e em casos graves, à surdez.

Curioso para saber todos os motivos para utilizar o protetor auricular? Bem, continue lendo esse texto, separamos um conteúdo bastante informativo sobre esse assunto.

A IMPORTÂNCIA DO PROTETOR AURICULAR E OUTROS CUIDADOS

O protetor auricular é um EPI que toma diversas formas, contudo, de modo geral, todos eles parecem com um fone de ouvido intra-auricular. São bastante similares a aqueles que você usa com o seu telefone, contudo, ao invés de emitir som, o seu papel é impedir a sua entrada.

Para muitos, a habilidade do som de machucar é algo bastante abstrato, afinal de contas, raramente isso é causa de surdez imediata, mas é sim algo que leva um tempo significativo de exposição para se concretizar.

Daí a importância não só de utilizar o protetor auricular como também de reforçar o seu uso constantemente. É até comum ver trabalhadores que ignoram esse risco e trabalham com esse EPI pendurado no pescoço.

O ouvido é uma região extremamente sensível do corpo e deve ser protegido. O ruído é um dos principais riscos ambientais observados em locais de trabalho como construções, aeroportos, portos náuticos, dentre outros.

Não somente, essa é considerada uma doença ocupacional evitável, cabe a empresa realizar a avaliação dos riscos e determinar qual o seu grau de periculosidade, fornecendo assim os EPIs necessários para que os colaboradores possam realizar suas atividades e, também, fiscalizar o uso do equipamento.

Para deixar isso ainda mais claro, falaremos um pouco sobre responsabilidades:

DAS RESPONSABILIDADES DO EMPREGADOR E DO EMPREGADO

A Norma Regulamentadora (NR) 06 deixa clara as obrigações das duas partes, empregador e empregado:

6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI:

  1. a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade;
  2. b) exigir seu uso;

[…]

  1. d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;

[…]

6.7.1 Cabe ao empregado quanto ao EPI:

  1. a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;
  2. b) responsabilizar-se pela guarda e conservação;

[…]

  1. d) cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

Desta feita, é simples deixar claro a obrigação do trabalhador em utilizar e seguir as determinações da empresa a respeito dos EPIs, incluindo o protetor auricular.

A RESPONSABILIDADE DA CIPA NESSES CASOS

Qualquer empresa que tenha mais de 20 funcionários deve ter uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Uma das atividades dessa comissão é justamente avaliar o ambiente de trabalho identificando os riscos ambientais e programando as devidas medidas prevencionistas.

Uma vez que os riscos ambientais tenham sido identificados, uma das medidas prevencionistas é justamente realizar o levantamento de todos os EPIs que serão necessários para diminuir ou neutralizar os perigos aos quais os trabalhadores estão expostos.

Uma das medidas de intervenção é a utilização de protetores auriculares em situações onde o “risco físico ruído” não pode ser neutralizado por medidas de proteção preventiva.

O QUE A NORMA DETERMINA COMO LIMITE DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDO

A NR 15 que trata de atividades e operações insalubres determina em seu Anexo I os limites de tolerância para ruídos contínuo ou intermitente. É importante saber que não se considera ruído de impacto nesse cerne.

A medição desses mesmos ruídos deve ser dada em decibéis (dB) com um equipamento de alta precisão. De forma geral, essa tabela define o tempo máximo de exposição.

NÍVEL DE RUÍDODB (A)MÁXIMA EXPOSIÇÃO DIÁRIAPERMISSÍVEL
858 horas
867 horas
876 horas
885 horas
894 horas e 30 minutos
904 horas
913 horas e 30 minutos
923 horas
932 horas e 40 minutos
942 horas e 15 minutos
952 horas
961 hora e 45 minutos
981 hora e 15 minutos
1001 hora
10245 minutos
10435 minutos
10530 minutos
10625 minutos
10820 minutos
11015 minutos
11210 minutos
1148 minutos
1157 minutos

OUTROS PROBLEMAS GERADOS PELA EXPOSIÇÃO AO RUÍDO

Sempre associamos problemas gerados pelo excesso de ruído no trabalho diretamente a Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), contudo, não é bem assim, inúmeros outros problemas acompanham essa exposição.

Podemos listar os seguintes que estão contidas no Protocolo PAIR do Ministério da Saúde:

  • Nervosismo;
  • Irritabilidade;
  • Dores de cabeça;
  • Insônia;
  • Alterações circulatórias;
  • Alteração de visão,
  • Alterações gastrointestinais; dentre outras.

A exposição a ruídos certamente tem um grande poder em diminuir a qualidade de vida do trabalhador, somente ressaltando a importância do uso de protetores auriculares sempre que necessário.

CUIDADOS COM OS PROTETORES AURICULARES

Além de utilizá-los de acordo com as instruções dadas pelo empregador, existe alguns outros cuidados que devem ser tomados, grande parte deles ligado a higienização e armazenamento do mesmo.

  • Utilizar o protetor auricular de acordo com o treinamento dado pelo empregador;
  • Sempre higienizar o EPI após o uso – esta deve ser feita utilizando água corrente e fricção feita pelos dedos – caso não seja um protetor de espuma;
  • Acondicioná-lo em local limpo, fechado, sem umidade e sem exposição solar.

Quer saber mais sobre o protetor auricular? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.