A mortalidade por acidentes de trabalho pode acontecer por diversas causas, uma delas é a falta de EPIs qualificados. Estima-se que doenças e acidentes do trabalho produzam a perda de 4% do PIB global a cada ano.
Por isso, todas as atividades profissionais que possam imprimir tipo de risco físico para o trabalhador, devem ser cumpridas com o auxílio de EPIs. Isso porque, acima de 20 trabalhadores, é obrigatório o uso de equipamentos de segurança. Dentre esses equipamentos, temos: óculos, protetores auriculares, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar e outros itens de proteção.
Equipamentos que garantem proteção
Além de proteger a saúde do trabalhador, os equipamentos de proteção são utilizados para que os profissionais não sejam expostos a doenças ocupacionais que possam comprometer a capacidade de trabalho e a vida do profissional.
Para que eles sejam eficazes, é importante que você escolha uma marca, produtos e distribuidores de referência.
Importância dos EPIs
Cada profissional precisa ter o seu equipamento individual, pois assim reduz qualquer tipo de ameaça ou risco para o trabalhador. Sendo assim, o uso dos equipamentos de proteção é determinado por uma norma técnica chamada NR6.
Os EPIs devem ser utilizados durante todo o expediente de trabalho, seguindo todas as determinações da regulamentação.
No caso de equipamentos perdidos ou danificados, é responsabilidade da empresa substituí-lo imediatamente. O uso adequado e responsável evita grandes transtornos para o trabalhador e, também, para a empresa, além de garantir que as atividades sejam desempenhadas com mais segurança e eficiência.
Os equipamentos de proteção individual devem ser mantidos em boas condições de uso e precisam ter um Certificado de Aprovação do órgão competente para garantir que estão em conformidade com as determinações do Ministério do Trabalho. Empregados e empregadores devem compreender a importância do uso de equipamentos de proteção no dia a dia da empresa.
Para adquirir equipamentos de qualidade, venha para a Casa do EPI!