Saiba quais são os 6 EPIs indispensáveis para os caminhoneiros

Máscara de solda com escurecimento automática: conheça suas vantagens
13 de junho de 2022
As 4NRs mais importantes para manutenções industriais
7 de julho de 2022

Quando pensamos nos profissionais que rodam as estradas de todo o Brasil, automaticamente lembramos das longas jornadas e dos riscos que o trânsito oferece aos caminhoneiros. Isso porque, é um profissão que exige um alto índice de atenção e cuidado. Por isso, é muito importante que em cada viagem os profissionais estejam seguros com os equipamentos de proteção.

Mas, quais são necessários? É isso que a gente te explica agora!

Qual é a importância do uso de EPIs para o motorista de caminhão?

Os equipamentos de proteção individual protegem a integridade do colaborador diante de possíveis riscos à saúde durante sua atividade. Eles servem para evitar ou atenuar a gravidade de lesões que possam vir ocorrer durante um acidente, podendo ser ocorrências tanto imediatas, como fruto de algum eventual acidente ou tardias, como o desenvolvimento de uma doença ocupacional.

6 EPIs indispensáveis para os caminhoneiros:

Conheça quais são os equipamentos mais utilizados pelos caminhoneiros:

Colete de sinalização:

Conhecido também como colete luminoso, ele é extremamente importante para os motoristas que trabalham à noite. Esse EPI é utilizado quando o motorista precisa descer do veículo por algum motivo nas ruas ou estradas.

Luva de raspa:

Ao manusear ou inspecionar uma carga perigosa de produtos químicos ou cortantes é muito importante que o caminhoneiro utilize esse equipamento para que não ocorra nenhum acidente que prejudique sua saúde física.

Bota com bico de aço ou PVC:

Para evitar que algo caia sobre os seus pés, é muito importante que você os proteja. Por isso, escolha botas com bicos de aço ou PVC; elas são leves e flexíveis fazendo com que o calçado mantenha os pés protegidos e confortáveis.

Protetor auricular:

Ele deve ser utilizado para proteger os ouvidos em locais com muito ruído, sendo fundamental para não comprometer a audição, principalmente, durante operações de carga.

Óculos de proteção

Sendo uma das partes mais sensíveis do corpo humano, os olhos são uma porta de entrada para micro-organismos que podem causar diversas doenças. Por isso, o óculos de proteção auxilia os motoristas na proteção durante o manuseio de cargas ou a circulação por locais com riscos físicos aparentes.

Capacete

Usado principalmente durante as operações de cargas e descargas, o capacete é fundamental para proteger a cabeça contra a quedas de objetos.

Não dê bobeira, PROTEJA-SE!