Respiradores Reutilizáveis: passo a passo de como usar!

Capacetes com Suspensão: mais conforto e proteção para combater os acidentes de trabalho na construção civil! 

31 de agosto de 2022
Brigada de incêndio: por que é tão importante?
15 de setembro de 2022

Durante a Pandemia do Covid-19, as máscaras de proteção se popularizaram e agora fazem parte de das nossas vidas. Mas, para algumas pessoas elas já eram comuns, como para quem trabalha nas industrias químicas, produção industrial e na construção civil. Os respiradores reutilizáveis são importantes equipamentos de proteção individual (EPI), que garantem a proteção ao indivíduo contra pós finos e gases de diversas naturezas – que afetam a qualidade do ar local.
Agredindo diretamente a saúde do trabalhador, é fundamental a utilização do adereço no dia a dia de trabalho.
Segundo dados do portal Datasus, ligado ao Ministério da Saúde, o Brasil registrou ao menos 532 mortes após intoxicação acidental por gases ou vapores, entre 2000 e 2017. Os homens são a maioria, eles correspondem a 74% dos casos, com 394 óbitos.

RESPIRADORES REUTILIZÁVEIS, anote o passo a passo de como usá-los:

Todas as máscaras podem e devem ser trocados os filtros quando estiverem saturado, para que o mesmo não perca a capacidade de reter agentes contaminantes ou não ter mais a capacidade de deixar o ar passar. – Coloque o respirador cobrindo o nariz e a boca;

– Em seguida, puxe os suportes para parte de cima da cabeça;

– Cubra com as palmas da mão o filtro, e inale levemente. Se você sentir que a peça contraiu e chegou mais próximo do seu rosto, a vedação está correta;

– Coloque a mão sobre a válvula de exalação e respire suavemente, se não houver vazamentos em nenhum ponto; a vedação correta foi obtida.

Ainda tem mais algumas dicas extras: lembre-se de prender os cabelos e ajuste o excesso atrás das orelhas, caso sejam compridos; retire os brincos e piercings e, para os homens, deixe a barba bem feita.

Possuindo um melhor sistema de vedação de partículas e vapores, esta mascara garante melhor a segurança dos colaboradores. Permitindo a troca de filtros quando estão saturados, eles são adequados para diversos tipos de ambientes e pode cobrir toda face ou até mesmo a região do nariz e da boca.

Anote também as recomendações contidas no PPR (Programa de Proteção Respiratória) da Fundacentro, que indica o que deve ser levado em conta na hora de escolher o EPI ideal.

– Natureza da operação ou processo perigoso;
– Localização da área de risco em relação à área mais próxima com ar de qualidade;
– Tempo que o respirador deve ser utilizado;
– Atividades dos trabalhadores na área de risco;
– Formas físicas contaminantes, condição de ser um ambiente IPVS (imediatamente perigoso à vida e à saúde); – Característica e limitação de cada tipo dos respiradores;
– Concentração do limite de tolerância do contaminante e efeitos fisiológicos sobre o organismo, etc;
– Fator de Proteção Requerido (FRP) para seleção do mais adequado;
– Fator de Proteção Atribuído (FRA) para os diversos tipos de respiradores.

Aqui na PROT-CAP você encontra um vasto portfólio de produtos para que você possa proteger seus colaboradores de maneira adequada.