Não dá para pensar nos bons e velhos bombeiros sem o seu uniforme, não é mesmo? Dentre suas peças a mais famosa é o seu capacete. Essa é um dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) mais indispensáveis para essa atividade!
Certamente para aguentar as intempéries às quais esses profissionais são expostos, é necessário materiais e design especiais para garantir a segurança desse profissional tão vital para a nossa sociedade. Afinal, o que seria de nós em um incêndio sem esse número de emergência?
E é justamente sobre isso que falaremos hoje! Continue lendo e descubra porque esse é um EPI tão especial!
Primeiramente o material para confecção dos capacetes deve ser poliamida ou similar, contando que sejam a prova (ou resistente) a chamas e não conduzam eletricidade. Mas as exigências não param em sua constituição, também devem satisfazer alguns requisitos específicos como:
O seu peso não deve passar de 1.500 gramas; dentre diversas outras especificações!
Uma curiosidade sobre o capacete dos bombeiros é que a sua cor indica a sua função e posição na hierarquia. Um capacete branco indica que se trata de um chefe de comando!
BOAS PRÁTICAS PARA USO DE CAPACETE
A Norma Regulamentadora (NR) 06 é responsável por estabelecer a necessidade do uso de EPIs no ambiente de trabalho. Dentre esses equipamentos, claro, encontraríamos o capacete de segurança para bombeiro.
Mas precisamente ele está presente no Anexo I na normativa sob a descrição de capacete para proteção do crânio e face contra agentes térmicos.
Quer saber mais sobre os capacetes para bombeiro ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas. Por último, não se esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais!
E-mail: marketing@bunzlepi.com.br
Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.