O que você deve saber para não errar na gestão de segurança do trabalho

COMUNICADO IMPORTANTE
(Coronavírus – COVID-19)
19 de março de 2020
INFORMAÇÕES IMPORTANTES COVID-19
16 de abril de 2020

Investir em uma boa gestão de segurança do trabalho é essencial para o desenvolvimento saudável e sustentável da empresa, pois minimiza riscos de acidentes ao criar uma cultura de segurança que protege mais os colaboradores e preza pelo bem-estar no trabalho. No Brasil, esse conceito é tratado como Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) – obrigatório a todas as empresas e regulamentado pelo Ministério do Trabalho por meio de Normas Regulamentadoras (as NRs).

As empresas costumam ter um departamento destinado à gestão da segurança e saúde do trabalho (SST), cujos responsáveis avaliam e identificam previamente riscos de acidentes ou doenças. A partir desse estudo, são desenvolvidos procedimentos e técnicas que garantam o controle e prevenção dessas ocorrências.

Algumas vantagens:

– Qualidade de vida: com a aplicação das normas regulamentadoras, a empresa provê muito mais qualidade de vida a todos os colaboradores.
– Aumento de produtividade: os colaboradores trabalham mais motivados, há mais confiança entre equipes e nas atividades do dia a dia, e ainda o trabalhador consegue manejar os equipamentos e máquinas eficiência.
– Retenção de talentos: com a criação de um ambiente mais seguro e agradável, a empresa consegue diminuir a rotatividade de colaboradores e reter aqueles que se identificam com a empresa e almejam crescer dentro dela.
– Redução de custos: ainda que a empresa precise investir na gestão de segurança do trabalho, o retorno será grande, uma vez que a minimização de riscos é possível evitar: indenização decorrente de acidentes de trabalho; multas dos órgãos fiscalizadores; danos às máquinas; afastamentos constantes dos colaboradores; entre outros.

E para implementar uma boa gestão, a empresa precisa:

– Utilizar EPIs de qualidade;
– Analisar o contexto do local e atividades executadas no trabalho para identificar possíveis riscos;
– Definir equipe responsável pela segurança no trabalho;
– Mobilizar, conscientizar e treinar todos os colaboradores sobre a importância de estarem de acordo com as normas de segurança;
– Definir e executar ações que estejam de acordo com as normas regulamentadoras de segurança;
– Medir os resultados da implementação e desenvolver melhorias constantes;

E uma boa dica é utilizar um sistema de gestão como o nosso MOB Soluções Digitais. Ele é uma ferramenta de alta tecnologia disponível para facilitar seu controle, permitindo gerenciamento completo dos EPIs e disponibilizando serviços como: controle fácil e efetivo de cada um dos seus equipamentos, integração de sistemas possibilitando a comunicação entre departamentos para compartilhamento de informação, relatórios e alertas para manter o controle das informações de troca, entre outros. Além disso, é possível customizá-lo para se adaptar ao que a sua empresa precisa.

A Casa do EPI se preocupa com os seus clientes e seus colaboradores, procure o melhor para o seu ambiente de trabalho e conte conosco para obter EPIs e serviços da melhor qualidade!

SEGURO É ESTAR PRESENTE

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