O trabalho em altura exige que o empregador utilize inúmeros equipamentos a fim de proteger sua integridade física, principalmente quando o trabalho é feito em veículos de grande porte.
A Norma Regulamentadora (NR) 35, deixa claro que “considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda”.
Para situações onde existe a necessidade de realizar enlonamento de caminhões ou qualquer atividade em veículos de grande porte, buscamos soluções no mercado e nos deparamos apenas com sistemas permanentes ou alternativas não seguras e sem mobilidade. Mas hoje, queremos apresentar uma solução eficiente e também segura: a estrutura de ancoragem portátil Miller SkyORB.
Quer saber mais sobre esse equipamento e sobre o seu uso no ambiente de trabalho? Continue lendo esse texto!
O USO DO SISTEMA DE ANCORAGEM PORTÁTIL
Assim como o próprio nome já deixa transparecer, o sistema de ancoragem móvel SkyORB fornece uma ancoragem segura, móvel, acessível e é especificamente utilizado para trabalhos em caminhões, onde o próprio veículo funciona como contrapeso de sustentação do sistema.
Facilidade de transporte: O equipamento foi desenhado dentro de um conceito modular que é facilmente armado através do uso de uma única empilhadeira.
CONDIÇÕES GERAIS PARA O USO DO EQUIPAMENTO
Qualquer pessoa pode instalá-lo, porém é importante que as instruções de instalação sejam lidas e compreendidas. É importante ressaltar que todas as instalações de dispositivos de ancoragem devem ser validadas (Checadas/Aferidas) por um profissional legalmente habilitado (Segurança do Trabalho). Do ponto de vista técnico, basta um jogo de chaves e uma empilhadeira para que o sistema seja armado. Nao e necessario emissão de ARTe nem projeto, pois ele atende ao anexo II de ancoragem da NR-35 Ancoragem móvel ou provisória.
Assim como qualquer outro equipamento de proteção, esse equipamento apresenta condições e limitações no seu objetivo de prevenir acidentes. Vamos falar um pouco sobre isso a seguir.
O primeiro ponto a ser destacado é que todos os profissionais que irão utilizar esse equipamento devem ser devidamente treinados e ter lido com atenção todo o manual de utilização.
O equipamento deve ser completamente inspecionado com regularidade e por uma pessoa qualificada, a qual saberá identificar possíveis falhas e problemas de desgaste. O equipamento não deve ser alterado, a menos que contenha a aprovação do fabricante!
Outro ponto extremamente importante, é verificar a compatibilidade dos equipamentos de proteção (cinto e trava-quedas) antes de utilizar junto ao sistema de ancoragem portátil. Todos esses sistemas são criados para serem utilizados com componentes específicos.
Também é necessário estar extremamente atento às limitações de uso. Normalmente, estão ligadas ao peso total que é capaz de suportar 140 kg, assim como ao espaço que é necessário para utilizá-lo sem qualquer irregularidade.
Pronto para garantir a segurança do trabalhador?
Fique atento a todos os detalhes relacionados a instalação e utilização do sistema de estrutura de ancoragem portátil! Esse é uma ferramenta bastante útil, contudo, deve ser utilizado corretamente para garantir a segurança dos trabalhadores.
Quer saber mais sobre o sistema móvel para enlonamento de caminhão? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco e tirar dúvidas.
E-mail: marketing@bunzlepi.com.br