Realize DDS (diálogo diário de Segurança) dentro da sua empresa
Não importa de que segmento estejamos falando, quando se fala sobre segurança do trabalho todas as empresas devem tê-la como uma prioridade em sua cultura organizacional. Não somente para cumprir o que é determinado por lei, mas também porque o funcionário e a sua integridade física e mental são valorizados.
Uma das formas de demonstrar essa preocupação e também promover uma cultura de segurança do trabalho é através do Diálogo Diário de Segurança (DDS). Este é um momento de conscientização do colaborador a respeito dos riscos envolvendo o seu ambiente de trabalho.
Curioso para saber mais sobre esse assunto? Continue lendo esse texto, abordaremos tudo o que você precisa saber.
AFINAL O QUE É O DDS?
Bem, como o próprio nome já transparece, trata-se de uma pequena reunião de no máximo 15 minutos que é realizada diariamente a fim de informar aos colaboradores a respeito dos riscos presentes em sua ocupação e também a práticas de prevenção de acidentes.
A grande questão do DDS é que ele deve ser realizado diariamente a fim de garantir a manutenção da cultura da prevenção e também deixar os colaboradores em estado de alerta referente aos riscos inerentes a sua ocupação.
Não existe uma legislação específica que descreve a prática do DDS, dessa forma, a sua execução não é obrigatória, contudo, existe algumas passagens específicas encontradas nas Normas Regulamentadoras (NRs) 01 e 09 que justificam a sua existência, respectivamente:
Para informações mais específicas, recomendamos a leitura desses dois documentos na íntegra.
O OBJETIVO DA DDS
Somente para deixar extremamente claro, o objetivo da DDS é conscientizar e empoderar os colaboradores a respeito dos riscos dentro do ambiente de trabalho, assim como as formas de manter a sua integridade física frente a esses.
COMO REALIZAR O DDS
Agora que a importância do diálogo já está bem explicada, podemos falar um pouco sobre como realizar um DDS efetivo!
Tente realizar desse momento algo realmente enriquecedor, trazendo discussões atuais sobre a segurança do trabalho. Da mesma forma, lembre-se que isso é um diálogo, sendo assim, esteja sempre aberto às sugestões dos próprios colaboradores.
Esteja atento às mídias e até mesmo as situações do dia a dia que aconteceram na própria empresa podem ser tema de um DDS.
Organize um calendário com todas as temáticas dentro de um período de tempo e o divulgue em um local onde todos poderão ver. Isso cria expectativa e também permite que eles se preparem com antecedência.
Esse esforço é em vão se os colaboradores não compreenderem as palestras, dessa forma, utilize sempre uma linguagem adequada para se comunicar com os mesmos, se necessário, evite termos técnicos e aposte no coloquial.
Lembre-se, o objetivo do DDS é ser algo que acontece todos os dias, se for algo longo e desinteressante, terminará desestimulando os colaboradores a participar.
Quer saber mais a DDS? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.
E-mail: marketing@bunzlepi.com.br
Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.